OMS - Tirando dúvidas sobre Zika e Microcefalia



Em 19 de fevereiro de 2016 a Organização Mundial da Saúde publicou uma série de informações para sanar as dúvidas sobre Zika e Microcefalia que estão circulando na internet e redes sociais. O Blog Epilibertas compartilha essas informações, compartilhe você também.!!!!


NÃO HÁ EVIDÊNCIA DE QUE VACINAS CAUSAM MICROCEFALIA EM BEBÊS



Não há evidência ligando qualquer vacina ao aumento de casos microcefalia observado desde o início do surto na Polinésia Francesa em 2013-2014 e também recentemente no nordeste do Brasil. Não há evidência de que vacinas causam microcefalia em bebês. 

Foi realizada uma extensa revisão da literatura internacional publicada em 2014 e não foi encontrada qualquer eviência de que vacina administrada durante a gestação tenha resultado em defeitos congênitos. O Comitê Consultivo da Organização Mundial da Saúde para segurança vacinal, órgão independente, reitera a conclusão similar de 2014. 

Este mesmo comitê complementa que as agências reguladoras nacionais são responsáveis por garanttir que os produtos para distribuição e consumo público, como as vacinas, são avaliados adequadamente e atendem a padrões internacionais de qualidade e segurança. A OMS apoia os países no fortalecimento dos sistemas reguladores. 


Veja mais em: 

http://www.who.int/emergencies/zika-virus/articles/rumours/en/

Comentários